Pesquisa Google

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MESTRE ESPEDITO SELEIRO COMPLETA 70 ANOS E RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO NOVOLINDENSE



O artesão Espedito Veloso de Carvalho, Mestre Espedito Seleiro, completou no último dia 29 de outubro 70 anos de vida. Na data de seu aniversário o município de Nova Olinda que lhe acolheu aos 12 anos de idade fez uma homenagem a ele que já é reconhecido como Mestre da Cultura do Ceará por meio do programa ´Tesouros Vivos’ da Secretaria de Cultura do Estado.


O mestre do artesanato em couro foi condecorado Cidadão Novolindense pela Câmara de Vereadores e a Prefeitura promoveu uma mostra do trabalho artesanal de seu Espedito com uma vasta programação artística.


No dia 29 de outubro, quinta-feira, às 18 horas, uma missa foi celebrada em ação de graças pelos 70 anos do mestre Espedito na Igreja Matriz De São Sebastião atendendo pedido da Secretaria de Cultura e Turismo do Município. Em seguida, a câmara de vereadores realizou sessão especial no Teatro Violeta Arraes para homenagear o artesão com o título de Cidadão Novolindense concedido através de projeto de lei de autoria do vereador presidente Zé de Naninha (DEM) que obteve o voto de todos os vereadores. As homenagens continuam em frente ao atelier do seu Espedito Seleiro onde aconteceram festividades com apresentações artísticas de corais, bandas e grupos musicais.


No dia 30 outubro, sexta-feira, durante todo o dia a oficina e o ateliê do mestre Espedito recebeu visitação do público. Estudantes, artesãos, artistas e a população em geral visitaram o local a fim de conhecer de perto o trabalho ali realizado pelo artesão. Ainda, na sexta-feira, uma noite cultural encerrou às homenagens com apresentações artísticas enfrente ao ateliê de mestre Espedito.


De pai pra filho


Espedito Veloso Carvalho, conhecido como Mestre Espedito Seleiro, herdou do pai a arte de domar o couro e fazer maravilhas utilitárias como selas, gibões, perneiras, chapéus e sapatos campeiros ou de puro adorno.


Natural de Campos Sales, Espedito Seleiro chegou a Nova Olinda ainda criança no ano de 1951 onde se estabeleceu e com o pai iniciou o oficio que lhe rendeu o sobrenome seleiro e a fama de artesão e mais recente de mestre da cultura.

Atualmente, mestre Espedito dedica-se a passar sua arte aos filhos, sobrinhos e agregados em sua oficina mantendo o cuidado de passar sua técnica às futuras gerações e a atender a sua vasta clientela de todo o país e de toda parte do mundo.


Tributo ao Mestre


Nos últimos anos o Mestre Espedito viu o empreendimento crescer. A pequena oficina na rua Monsenhor Tavares, nº. 190 – Centro – Nova Olinda, se transformou no ateliê de artefatos de couro mais famoso do Brasil. O seu nome se transformou numa marca famosa do artesanato Cearense e teve peças expostas durante a semana de moda nacional – no São Paulo Fashion Week em 2005 – e vestidas no cinema – como por Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo – e hoje conta com clientes como Regina Casé, Luciano Huck e Guel Arraes. Tanto glamour parece não combinar com a simplicidade deste homem simpático e hospitaleiro. Mas combina sim, basta olhar para o design contemporâneo que ele consegue dar ao couro curtido que pela maestria das suas mãos se transforma em bolsas maravilhosas e lindas sandálias e cintos e tudo mais que sai do alto da sua inteligência em pleno vigor aos 70 anos.


Ao lado de todos os equipamentos culturais e turísticos de que Nova Olinda dispõe para se firmar como principal Destino Indutor do Turismo Regional o Mestre Espedito se destaca porque como nenhum outro ele tem um carisma encantador e uma disposição incrível para atender aos turistas do mundo todo que visitam Nova Olinda, também, para conhecer o trabalho do Mestre Espedito.


Por isso mesmo todas e quaisquer homenagens que lhe prestarem hoje será devida pelo grau de sua popularidade nacional e internacional.


Desde o inicio do ano que a prefeitura de Nova Olinda vem realizando homenagens ao mestre Espedito Seleiro.


No dia do município, em 14 de Abril deste ano, o Mestre Espedito desfilou em carro alegórico especialmente enfeitado com peças de couro produzidas por sua própria oficina. Durante o passeio pelas principais ruas da cidade o artesão recebeu o carinho do público e foi aplaudido por mais de três mil estudantes das escolas públicas e particulares. O próprio artesão, mesmo no auge de sua modéstia, reconheceu que “foi a homenagem mais bonita que eu já recebi” disse.